O clima é o principal fator de risco para a produção rural. Ao contratar uma apólice de seguro rural o produtor pode minimizar suas perdas ao recuperar o capital investido na sua lavoura.
O Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) oferece ao agricultor a oportunidade de segurar sua produção com custo reduzido, por meio de auxílio financeiro do governo federal.
A subvenção econômica concedida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária pode ser pleiteada por qualquer pessoa física ou jurídica que cultive ou produza espécies contempladas pelo Programa e permite ainda, a complementação dos valores por subvenções concedidas por estados e municípios.
Para contratar o seguro rural, o produtor deve procurar uma seguradora habilitada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária no Programa de Subvenção.
Ao longo dos anos podemos observar que o mercado do seguro rural no brasil, só cresceu com o apoio do governo federal através do PSR.
Segundo a CNseg, os seguros rurais devem apresentar uma alta de 23,1%, o que representa um avanço de 18,1 pontos percentuais em relação a 2023.
Mas um dos problemas do mercado de seguro rural identificado e debatido nos fórum e reuniões de governo e a alta concentração do mercado nos estados do PR, RS e SP, que sozinhos detém mais de 69% de todo mercado nacional.
Mas afinal qual é a participação de cada seguradora e estados e DF no Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) durante o ano 2023? Confira abaixo o levantamento realizado e disponibilizado pelo Departamento de Gestão de Risco do MAPA.
Segundo o Departamento de Gestão de Risco do MAPA o relatório final do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) 2023, será disponibilizado ao mercado nos próximos 30 dias.