21.5 C
Brasília
21.5 C
Brasília
domingo, julho 14, 2024
spot_img

Ministro Fávaro diz que Inteligência Artificial é o futuro do agro

Encontro ocorreu com representantes da área de tecnologia e professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Oministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, se reuniu com representantes do setor de tecnologia voltado para a Inteligência Artificial (AI) e professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para debater sobre o uso da ferramenta no agronegócio, nesta quarta-feira (20), em Brasília. 

No dia que celebrava o Dia Mundial da Agricultura, o ministro Fávaro destacou que “a Inteligência Artificial é o futuro dos conhecimentos voltados para o agronegócio, setor primordial para a sociedade”, disse.   

Fávaro ainda afirmou que o uso da ferramenta se trata de estratégias de segurança nacional.  

Os representantes apresentaram que uso da ferramenta no agronegócio permitirá o melhoramento das informações já existentes sobre o setor, o posicionamento do Brasil como referência global em Inteligência Artificial por meio do agrônomo virtual, a proposta para preparação de um centro de referência nacional em Londrina aumentando a produtividade com modelos de linguagem de grande porte e preparação para efeitos da mudança climática.  

No início do mês, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, pediu ao Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) para elaborarem uma proposta de política de IA com o objetivo de tornar o Brasil competitivo na área a nível mundial. 

Participaram da reunião o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Alex Canziani, o diretor científico da Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná (FUPEF), Eduardo Teixeira e professores da Universidades do Paraná.

Fonte: Mapa

Relacionados

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

Recentes