A comitiva brasileira discute a previsão de safra, estoque mundial, segurança alimentar e também tendências de mercado.
O secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, ex-deputado federal Neri Geller (PP-MT), compõe uma delegação brasileira em viagem nos Estados Unidos (EUA) que discute as relações comerciais no setor agrícola entre o Brasil e os Estados Unidos.
Em entrevista ao site Agrometrópole, nesta quinta-feira (15.02), Neri afirmou que o encontro acompanha a política agrícola mundial. Segundo ele, é importante a participação da política agrícola e do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), especialmente na discussão relacionada a abertura de mercado e tendências do setor.
Aqui se apresenta o panorama político, tanto previsão de safra, estoque mundial, segurança alimentar e também tendências de mercado. Brasil está exercendo um protagonismo muito forte em função do crescimento da nossa produção, a produção de soja é a maior do mundo, passamos inclusive os EUA, então, a presença do Brasil, do Governo Federal aqui é extremamente importante”, destacou Neri.
Geller exaltou a receptividade e a procura pela delegação brasileira. Entre as autoridades que compõem a delegação brasileira consta o assessor especial do MAPA, Carlos Augustin, o deputado estadual Valdir Barranco (PT-MT), o presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Soja, André Dobashi e outras autoridades. Foram discutidos o avanço tecnológico da agricultura norte-americana e programas de pesquisa na área de conservação de solos. “Estou muito feliz porque estamos tendo uma receptividade muito forte, todos procuram a gente aqui. Então, a presença nossa aqui é importante.”
A delegação já reuniu com Alexis M. Taylor, subsecretária (Vice Ministra) de Assuntos Internacionais do USDA (Departamento de Agricultura dos EUA), com pesquisadores da USDA e com a embaixadara brasileira em Washington D.C. Ana Luiza Viotti e a Adida Agrícola Ana Viana.