25.5 C
Brasília
25.5 C
Brasília
terça-feira, julho 16, 2024
spot_img

Conheça o Seguro Paramétrico e seus dados no Programa PSR

O seguro paramétrico, também conhecido como seguro de índice, é uma abordagem inovadora no setor de seguros, especialmente no contexto da agricultura. Este tipo de seguro difere dos seguros tradicionais ao basear-se em índices específicos, como condições meteorológicas ou indicadores agrícolas, em vez de perdas individuais.

Princípio Básico:

O seguro paramétrico paga indenizações com base em condições predefinidas, como chuva, temperatura, umidade do solo, ou outros índices relacionados à produção agrícola.

Ao contrário dos seguros tradicionais, que avaliam perdas individuais, o seguro paramétrico é mais simples e rápido, pois as indenizações são acionadas quando os índices atingem determinados valores. Dados climáticos são registrados por imagens de satélite ou estações meteorológicas. Os parâmetros computados e o resultado é avaliado pela seguradora em conjunto com o segurado e se define o valor da indenização.

Vantagens

Rapidez na Indenização uma vez que o pagamento é geralmente mais rápido, pois não é necessário avaliar danos em propriedades individuais. Menor Risco Moral pois os segurados não têm incentivo para inflar perdas, uma vez que as indenizações são acionadas por índices objetivos e mensuráveis. Cobertura e precificação personalizadas que pode ser adaptado para atender às necessidades específicas de diferentes culturas e regiões.

Índices Utilizados

  • Precipitação: Falta de precipitação, Precipitação em excesso, Dias secos consecutivos, Dias molhados consecutivos, Evento catastrófico: precipitação extrema;
  • Temperatura: Temperaturas Altas, Baixas temperaturas, Alta amplitude térmica, Baixa amplitude térmica, Temperatura extrema;
  • Outros Indicadores Agrícolas: Índices relacionados ao crescimento da cultura, índices de vegetação, ou outros fatores que afetam diretamente a produção.

Desafios

A correlação com Perdas Reais pois pode haver situações em que as perdas reais não correspondem completamente aos índices escolhidos, gerando potencial discordância entre os agricultores e as seguradoras e a seleção adequada de índices tendo em vista que a escolha do índice correto é crucial para garantir que ele seja um indicador confiável das condições que afetam a produção agrícola na região em questão.

Dados PSR

No Programa de Subvenção ao Prêmio de Seguro Rural – PSR somente a seguradora Newe já atuou com seguro paramétrico. Foram subvencionadas 2 apólices de cacau na Bahia, 1 de soja no Paraná e 1 de soja em São Paulo em 2021. Já em 2023 foram subvencionadas 4 apólices de cacau na Bahia, conforme quadro abaixo.

Seguro Paramétrico - Apólice Subvencionada pelo PSR - MAPA
Seguro Paramétrico – Apólices Subvencionadas pelo PSR – MAPA

Relacionados

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

Recentes