25.5 C
Brasília
25.5 C
Brasília
terça-feira, julho 16, 2024
spot_img

ENEM 2023 ataca o Agronegócio; veja as questões

Questão contida no Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, traz duras acusações contra a Agricultura implantada no Cerrado brasileiro; confira mais detalhes.

Não é de hoje que vemos a ‘demonização do agronegócio‘ acontecendo em todas as esferas da educação no Brasil. Diferente desse tipo de ideologia, o agro merece mais respeito e não deveria ser tema de tanto tabu entre os brasileiros, vem do agro nosso alimento e a “vitamina” que nossa economia precisa.

Números testificam tamanha importância do campo, entretanto, inacreditavelmente, é visto como o grande vilão do Brasil. Neste domingo (5), milhões de candidatos participaram do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Neste primeiro dia de exame, foram aplicadas as provas de Linguagens, Ciências Humanas e também a redação. No total, o Enem é composto por 180 questões objetivas e uma redação. São 90 questões no 1º dia e mais 90 no 2º dia de provas.

Dentre as 90 questões deste domingo uma delas se destacou pela seu claro ataque ao modelo de Agricultura aplicado pelo agronegócio brasileiro. A questão 89 da prova branca tem gerado muito debate nas redes sociais neste domingo (05).

Em um dos trechos é possível ver como há nítido ódio pelo setor – “Além do mais, há outros fatores negativos, como a mecanização pesada, a “pragatização” dos seres humanos e não humanos, a violência simbólica, a superexploração, as chuvas de veneno e a violência contra a pessoa.”

A imagem da questão está em todas as redes sociais, e os internautas tem tecido várias críticas ao conteúdo abordado na questão, uma delas disse – “Produtores e técnicos que atuam no Cerrado, vem trabalhando para tornarem terras improdutivas em produtivas, melhorando as condições do solo, rotacionando cultura, aprendendo a manejar pasto, e como sempre vem um ideologista que nunca sujou o pé de barro escrever m$%#!”. Um outro internauta comentou – “Demonização do agronegócio no Enem. A guerra cultural foi vencida pelos socialistas, há muito tempo.”

O professor da USP Ribeirão Preto, da FGV em São Paulo e um dos maiores professores e cientistas internacionais da atualidade que estuda o agronegócio mundial, Prof. Dr. Marcos Fava Neves, comentou sobre o assunto:

Prof. Dr. Marcos Fava Neves
Prof. Dr. Marcos Fava Neves

“Sabe quando o zagueiro de um time da um chutão para dentro do próprio gol? Foi minha sensação ao ver esta Questão do ENEM de ontem. Um verdadeiro show de horrores. Primeiro a revista aceitar um texto ultrapassado, confuso e conceitualmente errado como este. Erraram os revisores e o editor. Segundo, o infeliz técnico que usou este pedaço sem sentido para fazer uma pergunta do Enem, que não tem alternativa correta de resposta, os revisores e todos que participaram da elaboração e revisão da prova. Os autores não são culpados pois papel e caneta aceitam qualquer coisa. Cabe ainda nesta segunda-feira cedo um processo para anulação desta questão. Que fato lamentável.” – Prof. Dr. Marcos Fava Neves.

O agronegócio, já há algum tempo tem sido alvo constante e intenso de ataques de todos os tipos; da mídia, de certas autoridades, de organismos internacionais, etc. A verdade é que ninguém escapa de se beneficiar do Agronegócio. Direta ou indiretamente, somos todos atingidos de maneira positiva por ele.

Pois é. Precisamos desconstruir a ideia errada e até mesmo preconceituosa – já que a maioria não conhece a realidade do setor, formando assim um pré conceito negativo e tendencioso daquilo que lhe é apresentado, que não reflete a realidade, ao menos em sua maioria – de que o Agronegócio é maléfico, e vê-lo com gratidão. Se não fosse pelos produtores rurais, sejam eles pequenos, médios, grandes ou muito grandes, a verdade é que não poderíamos nos reunir à mesa com alegria, não teríamos a possibilidade de crescimento cada vez maior do País, não teríamos a certeza do alimento diário, tampouco incomodaríamos as grandes potências.

Se você é um crítico ferrenho do agronegócio, te convido a conhecer de perto a realidade do setor. Vá a uma fazenda, veja o dia a dia daquele que trabalha para que nós tenhamos alimento, acordando cedo, perdendo noites de sono por intempérie climáticas, preocupando-se com o mercado interno e externo, receoso em como escoará a produção, em vista da precariedade de nossas rodovias.

O agronegócio está presente em todos os municípios e contribuem muito para o desenvolvimento econômico do país.

Fonte: Compre Rural com adaptação

Relacionados

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

Recentes