25.5 C
Brasília
25.5 C
Brasília
quarta-feira, julho 17, 2024
spot_img

MAPA aprova o ZARC para a soja no Estado do Rio de Janeiro

Atendendo a demanda da Secretaria de Indústria, Comércio, Serviços e Ambiente e Negócios do Estado, o MAPA publicou no dia 16.10.2023 a PORTARIA SPA/MAPA Nº 388 que aprova o Zoneamento Agrícola de Risco Climático – ZARC para a cultura da soja no estado do Rio de Janeiro, ano-safra 2023/2024.

O Departamento de Gestão de Risco frisa que o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), é um estudo técnico-científico, desenvolvido pela Embrapa e instituições parceiras, que visa indicar o melhor período de plantio para mitigar os riscos de perdas de produção por adversidades climáticas. O Zarc indica os períodos com Níveis de Risco de 20%, 30% e 40% de probabilidade de insucesso, considerando uma série histórica de dados agroclimáticos de cada região, tipo de solo e cultivar.

Para o Diretor Jônatas Pulquério “o risco climático no Zarc, para uma determinada cultura, é estimado por meio de modelagens considerando as características edafoclimáticas, as necessidades fisiológicas específicas, a duração do ciclo e os períodos críticos, confrontadas com condições meteorológicas também específicas que possam comprometer a produtividade. O Zarc é um estudo informativo de risco, dessa forma, não é uma ferramenta que visa impedir o plantio, a produção e a comercialização das culturas.”

Os munícipios da macrorregião das baixadas e norte fluminense estão contemplados no zoneamento bem como outros municípios que apresentaram, no mínimo, 20% da área
com condições climáticas dentro dos critérios considerados

Importante esclarecer que a portaria tem vigência específica para o ano-safra 2023/2024 e entra em vigor em 1º de novembro de 2023

Acessa a Portaria n°0388.2023 – clique aqui

Relacionados

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

Recentes