25.5 C
Brasília
25.5 C
Brasília
terça-feira, julho 16, 2024
spot_img

Senado Federal cria Frente Parlamentar pelo fortalecimento da EMBRAPA

Foi publicado hoje 19.09.23, no Diário Oficial da União a Resolução n° 24, de 2023 que Institui pelo Senado Federal a Frente Parlamentar Mista pelo Fortalecimento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Clique aqui e baixa a resolução na íntegra.

Com isso vale destacar o protagonismo da liderança da Presidente da Estatal Pesquisadora Dra. Silvia Massruhá que é a primeira mulher a assumir a presidência da empresa.

Sílvia Massruhá é doutora em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), onde apresentou a tese O modelo de inteligência artificial para diagnóstico de doenças de plantas . É mestre em Automação pela Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e graduado em Análise de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).

Mineira de Passos (MG), ingressou na Embrapa em 1989, participando de transformações importantes da área de informática na agropecuária, desde uma fábrica de softwares, passando pela década da internet até a atual era digital, em que a computação é transformada no terceiro pilar da pesquisa científica, ao lado da teoria e da experimentação, segundo a pesquisadora.

Entre suas áreas de conhecimento está o desenvolvimento de tecnologias para sistemas complexos ou para soluções interdisciplinares portadoras de futuro, que se materializam no uso de ferramentas como Inteligência Artificial, blockchain e Internet das Coisas (IoT), entre outras. 

Durante mais de três décadas no estatal, Sílvia esteve vinculada à Embrapa Informática Agropecuária, em Campinas (SP), que, em setembro de 2021, passou a se chamar Embrapa Agricultura Digital para melhor refletir seu papel multidisciplinar e transversal. A mudança aconteceu durante a gestão da pesquisadora na Chefia-Geral do centro de pesquisa (2015 a 2022). No período anterior, de agosto de 2009 a março de 2015, exerceu o cargo de chefe de Pesquisa e Desenvolvimento.

 

Relacionados

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

Recentes