24.5 C
Brasília
24.5 C
Brasília
terça-feira, julho 16, 2024
spot_img

Na Expopec, ministro Fávaro destaca papel social da agropecuária

Com a primeira participação de um ministro da Agricultura e Pecuária, a Exposição Regional da Pecuária de Ituiutaba abriu a sua 45ª edição nesta quinta-feira (14). O ministro Carlos Fávaro levou a mensagem do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) cumprindo sua função, neste momento de retomada do papel social do Estado, de estar ao lado dos produtores nos momentos difíceis e promovendo ações que tragam oportunidades para alavancar a agropecuária brasileira e, consequentemente, a economia do país.

O evento faz parte da celebração dos 122 anos de Ituiutaba, cidade polo do Pontal Mineiro com enfoque na produção sucroenergética e tem na criação de gado e pecuária leiteira as principais atividades executadas no campo.

“Saber que uma feira desta, com toda essa grandiosidade, com toda essa economia pujante, dá também a oportunidade das famílias mais humildes participarem, não tendo que pagar ingresso, transporte coletivo, isso aquece a economia de todos os participantes, do comércio, da cidade. Estar aqui é a certeza de que o agro é a mola propulsora da economia, mas da forma como vem sendo conduzido aqui na Expopec, é a mola propulsora da economia de fato, daquela que é sentida por todos os cidadãos e é isso que nos dá alegria, por isso fiz questão de estar aqui”, declarou o ministro.

De acordo com ele, esse é um dos grandes papéis sociais do agro que vem sendo reforçado pelo governo federal. Ele citou, como exemplo, a dedicação do presidente Lula no lançamento do maior Plano Safra da história, tendo a sensibilidade de avaliar o cenário de preços das commodities e oferecer créditos para que os produtores possam investir e custear a safra gerando mais oportunidades tanto para os trabalhadores rurais, como para todo o comércio nas cidades.

Outro ponto destacado pelo ministro que impacta diretamente o setor foi a abertura de 42 mercados que aumentam o fluxo comercial de produtos diversificados da agropecuária.

“É um trabalho intenso, de muita dedicação e apoio a investimentos e modernização que visa gerar emprego, renda e oportunidades”, destacou Fávaro.
Antes da abertura, o ministro se reuniu com as lideranças e entidades da agropecuária locais para debater as demandas do setor e buscar soluções conjuntas para melhorar a atividade na região.

Fonte: MAPA

Relacionados

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

Recentes