21.5 C
Brasília
21.5 C
Brasília
domingo, julho 14, 2024
spot_img

Lula quer abrir Consulado Geral em Luanda

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, neste sábado (26), que o governo estuda a abertura de um consulado geral em Luanda, capital de Angola. Ele classificou a visita de dois dias ao país africano como histórica e lembrou que Angola já abriga a maior comunidade brasileira no continente – cerca de 30 mil brasileiros. “Por isso, instruí o chanceler Mauro Vieira a estudar a abertura de um consulado geral em Luanda, que seria o primeiro num país de língua portuguesa na África”, afirmou. A declaração foi dada durante a inauguração da Galeria Ovídio de Melo, no Instituto Guimarães Rosa.

“Nas relações entre Brasil e Angola, precisamos sonhar alto e sonhar muito longe”, concluiu, ao citar palavras do escritor angolano Pepetela, ganhador do Prêmio Camões.

Lula encerra neste sábado a visita oficial a Angola e segue para São Tomé e Príncipe, onde participa da Cúpula dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A cerimônia oficial de despedida, em Luanda, deve ocorrer às 16h (horário local, 12h no horário de Brasília). Esta é a primeira vez que ele visita o continente desde o início do terceiro mandato.

Angola é o sexto país africano em dimensão, com uma área de 1.246.700 km2, tendo 1.650 km de costa marítima e fronteira terrestre com extensão de 4.837 km. O país tem uma população de 33,08 milhões de habitantes (2022).

Fica situada na costa ocidental da África Austral, ao sul da linha do Equador. Faz divisa ao norte e nordeste com a República Democrática do Congo, a leste com Zâmbia, ao sul com Namíbia e a oeste está limitada pelo Oceano Atlântico. O território de Angola inclui também o enclave de Cabinda, com o qual faz fronteira com a República do Congo ao norte.

Angola

A República de Angola é composta por 18 províncias, que se dividem em 161 municípios.

As temperaturas médias do país são de 27°C a máxima e 17°C a mínima. Aproximadamente 65% do território está situado numa altitude entre 1000 e 1600 metros.

Luanda, Lobito e Namibe constituem os três principais portos do país. O porto de Luanda movimenta mais de 70% das mercadorias importadas.

A atividade agropecuária em Angola é predominantemente praticada por agricultores familiares. Existem 2.370.757 produtores rurais, sendo 5.877 explorações empresariais e 2.364.880 familiares.

O Brasil foi o quinto parceiro comercial nas importações de Angola em 2021. Em 2022, as exportações agropecuárias brasileiras alcançaram o valor de US$ 468,01 milhões. Os principais produtos exportados pelo Brasil para o mercado angolano foram carne de frango in natura, açúcar refinado, demais preparações de carnes, trigo e carne suína in natura.

ADIDO AGRÍCOLA EM LUANDA

Nome: JOSÉ GUILHERME TOLLSTADIUS LEAL 

Profissão: Auditor Fiscal Federal Agropecuário do Ministério da Agricultura e Pecuária.

Formação: Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Viçosa. Pós-Graduado em Fruticultura Comercial pela Universidade Federal de Lavras e em Tecnologia de Produção de Fertilizantes pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ)

Experiência: Possui 20 anos de experiência como Auditor Fiscal Federal Agropecuário do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAP). Dentre as áreas de desempenho no MAP, destacam-se a atuação como Diretor do Departamento de Sistemas de Produção e Sustentabilidade, e posteriormente – até sua designação para a adidância – como Secretário de Defesa Agropecuária, oportunidade na qual foi responsável por programas sanitários e fitossanitários que propiciaram avanços importantes para a agropecuária brasileira, com destaque para a ampliação da área livre de febre aftosa sem vacinação com reconhecimento internacional pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA – antiga OIE).

Fora da esfera federal, foi presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (EMATER/DF), e Secretário de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural no Governo do Distrito Federal.

Endereço: Embaixada do Brasil em Luana. Rua Houari Boumedienne, 132, Edifício Anexo, Sala 103. Miramar, Luanda, Angola.

Telefone:     +244 222 448 111

E-mailadido.luanda@agro.gov.br  j

Fonte: Agência Brasil com adaptação editorial

Relacionados

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

Recentes