O mercado de seguro agrícola brasileiro espera crescer 30% no ano de 2023, mas a meta depende de variáveis como o El Niño, que aumenta as chuvas no centro-sul do país e obriga os trabalhadores rurais a procurarem proteção contra perdas. Quem traz as perspectivas sobre os programas de subvenção de seguros é Joaquim Neto, presidente da Comissão de Seguro Rural da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg).
Programa Federal de Seguro Rural
O PSR é um Programa Federal de Subvenção ao Seguro Rural e um dos principais objetivo é oferecer ao agricultor a oportunidade de segurar sua produção com o custo reduzido, por meio de auxílio financeiro do governo federal.
Ao contratar uma apólice de seguro rural o produtor (pessoa física ou jurídica) pode minimizar suas perdas ao recuperar o capital investido na sua lavoura.
Mas o que tem tirado sono do agricultor, pricipalmente da região sul do país é saber que o valor disponível atualmente no programa não será suficiente para atender a demanda do campo.
Em contato com a Diretoria de Gestão de Risco, foi informados que o valor disponível para contratação de apólice na data de hoje (14.08.23) seria no valor de R$ 151.226.476,95, conforme quadro abaixo:
Intelocutores junto ao governo federal acredita que o valor disponível não será suficiente para terminar o mês de agosto.
No entanto, segundo o Diretor Jônatas Pulquério, o MAPA tem trabalhado junto a equipe econômica do governo para garantir até setembro um suplementação de até 1 bilhão de reais, para atender principalmente as demandas de grãos de verão.
Autor: Direção