23.5 C
Brasília
23.5 C
Brasília
quarta-feira, julho 17, 2024
spot_img

PAA: Conab recebe mais de 3.700 propostas, totalizando R$ 1,1 bilhão

Os projetos inscritos envolvem 77 mil famílias agricultoras, incluindo indígenas, assentados da reforma agrária e comunidades tradicionais.

Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) recebeu mais de 3.700 propostas para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), modalidade Compra com Doação Simultânea (CDS), totalizando um montante de R$ 1,1 bilhão. As inscrições foram encerradas no fim de junho.

Segundo o Diretor-Presidente da Conab, Edegar Pretto, essa alta demanda reflete a força da agricultura familiar e sua resiliência mesmo diante de políticas agrícolas enfraquecidas.

Presidente Nacional da CONAB Edegar Pretto e o Diretor de Abatecimento e Operações Thiago Santos (AgroMetrópole)
Presidente Nacional da CONAB Edegar Pretto e o Diretor de Abatecimento e Operações Thiago Santos (AgroMetrópole)

De acordo com o Diretor Executivo de Abastecimento e Operações Thiago Santos, “os projetos inscritos envolvem 77 mil famílias agricultoras, incluindo indígenas, assentados da reforma agrária e comunidades tradicionais”.

A previsão é que sejam doadas 248 mil toneladas de alimentos provenientes da agricultura familiar para pessoas em situação de insegurança alimentar.

Foram apresentados projetos por mais de 3.600 associações e cooperativas de 1.572 municípios, sendo 49% do Nordeste, 19% do Norte, 15% do Sudeste, 10% do Sul e 8% do Centro-Oeste.

Além disso, 70% das propostas têm a participação de mulheres, atendendo ao requisito mínimo de 50% de participação feminina nas organizações de produção estabelecido pelo PAA.

Os projetos abrangem mais de 350 tipos de alimentos, incluindo hortigranjeiros (63%), alimentos processados (18%), carnes e pescados (11%), grãos (8%) e sementes e mudas (0,4%).

Mais de 75% dos proponentes são associações, destacando o apoio ao associativismo e ao cooperativismo.

A Conab realizou uma ampla divulgação do PAA e dos critérios de acesso ao programa, além de fornecer orientações às famílias agricultoras, o que contribuiu para o alto número de inscrições.

O PAA é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em parceria com os ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e da Fazenda, a Conab, além de estados e municípios. O programa foi retomado em 22 de março, na cidade do Recife, por iniciativa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Fonte: Canal Rural

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui

Relacionados

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

Recentes