33.5 C
Brasília
33.5 C
Brasília
sexta-feira, outubro 4, 2024
spot_img

Incêndio de grande proporção atinge lavoura de milho e deixa região coberta de fumaça em MT

Para conter as chamas, foi necessária a mobilização de 20 caminhões-pipa, cedidos por uma usina do município e por propriedades rurais da região.

Um incêndio de grande proporção atingiu uma lavoura de milho próximo a Rua Sucupira, zona rural de Campo Novo do Parecis, a 397 km de Cuiabá, e deixou a região coberta de fuligem e fumaça, neste domingo (18). Nas redes sociais, vídeos feitos por moradores circulam em páginas mostrando a dimensão do fogo e a falta de visibilidade devido à fumaça densa. (veja acima)

Conforme o boletim de ocorrência, para conter as chamas, foi necessária a mobilização de 20 caminhões-pipa, cedidos por uma usina do município e por propriedades rurais da região.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo foi controlado, mas a fumaça ainda permanece no local. Estima-se que cerca de 12 hectares foram atingidos.

Segundo o primeiro tenente comandante do Corpo de Bombeiros, Valmir Estevão Rampim, o fogo ainda atingiu uma parte da mata ciliar do Rio Membeca, também localizado na zona rural do município. Ele informou que não houve feridos e que nenhuma casa foi atingida.

🥵🌡️Recorde de calor

Com 41,8°C, Cuiabá foi a cidade mais quente do Brasil nesse sábado (17) e registrou um novo recorde de calor para 2024. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), além do recorde, das dez temperaturas mais altas registradas no país, cinco delas foram contabilizadas em Mato Grosso (veja lista completa abaixo).

  • Cuiabá (MT) 41.8°C
  • Corumbá (MS) 40.1°C
  • Santo Antônio do Leverger (MT) 40°C
  • Aquidauana (MS) 39.9°C
  • Rondonópolis (MT) 39.6°C
  • São José do Rio Claro (MT) 39°C
  • Salto do Céu (MT) 39°C
  • Água Clara (MS) 38.9°C
  • Miranda (MS) 38.8°C
  • São Miguel do Araguaia (GO) 38.8°C

Para essa segunda-feira (19), Cuiabá deve ter mais um dia de calor intenso, podendo chegar a 40°C. Além disso, a umidade relativa do ar deve permanecer em 10%, o que é considerado extremamente baixo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal para a saúde humana é que a umidade fique entre 60% e 70%.

A OMS ainda informou que quando a umidade cai abaixo de 30%, o corpo começa a sentir desconforto, e abaixo de 12%, não é aconselhado praticar exercícios físicos, trabalhos manuais e atividades ao ar livre.

O último recorde da capital mato-grossense ocorreu na última quinta-feira (15), quando foi registrada uma temperatura de 41°C e o Inmet emitiu um alerta de grande perigo para cinco municípios da Região Centro-Oeste.

Fonte: G1

Relacionados

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

Recentes