23.5 C
Brasília
23.5 C
Brasília
quarta-feira, julho 17, 2024
spot_img

Plano Safra vai priorizar a produção de legumes, verduras, frutas, arroz e feijão

O Plano Safra 2024/25, o governo federal deve lançar na próxima quarta-feira (03.07) vai priorizar a agricultura familiar e o pequeno agricultor. A informações é do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira. em entrevista durante o Global Agribusiness Forum (GAFF), realizado em São Paulo.

Segundo Teixeira, o objetivo é fortalecer a produção de alimentos e promover a sustentabilidade no campo. Ele revelou que as principais medidas do plano, incluem a ampliação da produção de legumes, verduras, frutas, arroz e feijão. Há também um foco especial na melhoria da produção de leite, na agroindústria e no fortalecimento das cooperativas.

Uma das grandes novidades do plano, ainda segundo o ministro, é o subsídio nas taxas de juros, financiado com recursos do Tesouro Nacional. “Isso é dinheiro do Tesouro para fazer o subsídio”, afirmou Teixeira, enfatizando que essa medida tornará o crédito mais acessível, incentivando o aumento da produção de alimentos saudáveis, o que pode ajudar a reduzir os preços e melhorar a renda das famílias brasileiras.

Outro ponto destacado pelo ministro é o incentivo à mecanização dos pequenos agricultores, que atualmente possuem baixos níveis de tecnificação em comparação com a agricultura empresarial. Para atender a essa demanda, haverá estímulo para que as indústrias brasileiras de máquinas agrícolas desenvolvam equipamentos menores e tecnologicamente adequados às necessidades dos pequenos produtores.

Além disso, o plano prevê uma transição significativa de uma agricultura baseada em insumos químicos para uma de base biológica, promovendo a agroecologia. Essa mudança visa a garantir uma produção mais sustentável e menos prejudicial ao meio ambiente, beneficiando tanto os produtores quanto os consumidores.

Fonte: Pensar Agro

Relacionados

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

Recentes