21.5 C
Brasília
21.5 C
Brasília
domingo, julho 14, 2024
spot_img

Rendimento dos grãos do Cerrado tende a diminuir nos próximos anos, segundo Embrapa

Pesquisa prevê diminuição da produção de biomassa como consequência do aumento da temperatura climática e do alto nível de emissão de óxido nitroso (N2O) na atmosfera

Em 50 anos, o rendimento dos grãos e a produção de biomassa no Cerrado pode ser consideravelmente menor, resultado do aumento gradual da temperatura associado às emissões de óxido nitroso (N2O) na atmosfera. Os dados são da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

O elemento N2O é um gás de efeito estufa (GEE) e tem potencial de aquecimento global de 265 a 298 vezes maior do que o gás carbônico (CO2), com tempo médio de 100 anos de permanência na atmosfera.

Existem muitas variáveis que definem a emissão de óxido nitroso, como a rotação de culturas, sazonalidade das chuvas, umidade e temperatura do solo, teor de nitrogênio mineral, bem como a interação desses diversos fatores.

Porém, no Brasil, o setor agropecuário é responsável por 83% de toda a emissão do óxido nitroso do país, como consequência, principalmente, do uso de fertilizantes nitrogenados para manter o potencial de rendimento dos grãos de cereais.

Segundo a pesquisa, a utilização dessa categoria de fertilizantes pode causar prejuízos para a própria agricultura no futuro.

Relacionados

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

Recentes