24.5 C
Brasília
24.5 C
Brasília
terça-feira, julho 16, 2024
spot_img

Família de produtores de leite em MT triplica produção com adoção de gado girolando

De três vacas a um negócio próspero. Conheça a história desta família de produtores de leite em MT, e o impacto positivo do gado Girolando na produtividade

A produção de leite desempenha um papel vital na economia agrícola, fornecendo não apenas alimentos essenciais, mas também sustento para milhões de famílias em todo o mundo. No entanto, para maximizar os retornos e garantir a sustentabilidade, os produtores precisam constantemente buscar maneiras de aumentar a eficiência e a produtividade. Uma abordagem que tem se mostrado promissora é a adoção de raças de gado específicas, como o gado girolando, conhecido por sua alta produção de leite e adaptabilidade a diferentes condições ambientais.

Família de produtores de leite em MT triplica produção com adoção de gado girolando

União familiar e foco nos resultados

Viajamos para o extremo norte de Mato Grosso para conhecer a história da família de produtores Altair da Silva, Dona Edleuza de Oliveira e seus filhos Rafael e Felipe de Oliveira, do Assentamento PDS São Paulo, em Carlinda, que oferece um exemplo inspirador de união e eficiência na lida do leite. Eles começaram com apenas três vacas e gradualmente perceberam a necessidade de expandir sua operação para alcançar seus objetivos de produção. Foi então que decidiram adotar o gado girolando, uma raça reconhecida por sua alta produção de leite e adaptabilidade a climas tropicais.

Aperte o play no vídeo abaixo e confira!

De acordo com Altair da Silva, a coragem em substituir o rebanho antigo por animais mais produtivos foi o primeiro passo para o sucesso. “Nós vendemos umas 10 a 12 cabeças pra comprar 3 com mais leite né? Mas ainda não era o que a gente a esperava, foi apenas o primeiro pega. Depois disso, compramos mais 7 do mesmo proprietário e aí já melhorou um pouco. Eram umas vaquinha de 15 litros, de 20 litros, chegou umas vaquinha boa no meio. Só que ainda era pouco, nós queríamos um passo maior né?“, explica Altair.

Família de produtores de leite em MT triplica produção com adoção de gado girolando

O produtor comenta que realmente a coisa melhorou de vez quando ele conheceu o Sr. Getúlio Vilela, da Agropecuária GV5. “Nós conseguimos o telefone do Sr. Getúlio e conseguimos marcar com ele, visitamos a fazenda em Juara e a partir dali conseguimos negociar 10 vacas com ele e nosso leite deu uma alavancada muito boa.“, comenta Altair se referindo a qualidade e produtividade dos animais girolando da GV5.

Gado girolando: Aumento da qualidade e quantidade de leite

Uma das vantagens mais significativas da mudança para o gado girolando foi a melhoria na qualidade e na quantidade de leite produzido. Rafael de Oliveira, filho do casal de produtores, destacou que o aumento de produtividade tem chamado a atenção dos vizinhos produtores. “A expectativa e continuar com essa genética de muita qualidade. A gente vem percebendo isso há muito tempo. E ir passando para os outros também, para os produtores, tentando fazer que as pessoas entendam como que é importante isso, que está melhorando em todas as questões de genética, de pastagem, de tudo nutrição, essa parte para que a gente consiga fortalecer a nossa propriedade e também do município, da região.“, diz Rafael.

Família de produtores de leite em MT triplica produção com adoção de gado girolando

O gado girolando é reconhecido por sua capacidade de produzir grandes volumes de leite, o que se traduziu em um aumento substancial na produção da família. Além disso, esses animais são conhecidos por sua docilidade e eficiência, facilitando o manejo e reduzindo o estresse tanto para os animais quanto para os produtores. Rafael chegou a largar o emprego que tinha na cidade para ajudar os pais na propriedade, mostrando que melhorar a eficiência produtiva estimula a fixação familiar no campo.

Parcerias estratégicas

Outro fator-chave que contribuiu para o sucesso dos produtores foi a facilidade de negociação oferecida pela agropecuária GV5. Através dessa parceria, eles foram capazes de adquirir animais de alta qualidade e genética comprovada, impulsionando ainda mais sua produção de leite.

Além dos benefícios diretos para sua própria propriedade, Altair, Edleuza, Rafael e o pequeno Felipe, também estão compartilhando sua experiência e conhecimento com outros produtores da região. Eles reconhecem a importância de disseminar boas práticas e incentivar a adoção de tecnologias e raças de gado que possam aumentar a produtividade e a sustentabilidade da indústria leiteira local. Mesmo antes de colocar em produção os 13 animais que acabaram de receber, a diferença de produção deles para os demais vizinhos é muito grande, como podemos ver no registro de coleta abaixo:

Família de produtores de leite em MT triplica produção com adoção de gado girolando

Segundo Dona Edleuza, as orientações e oportunidades oferecidas pelo criador Getúlio Vilela foram fundamentais para o crescimento sustentável da sua produção. “Quero agradecer ao Sr. Getúlio, pois a gente tá muito contente hoje de receber mais esses 13 animais dele já acompanhados com bezerrinha. Estamos animados, confiantes, vamos aumentar nossa produção e que outras pessoas se impulsionem a ser como a gente.“, finaliza Edleuza.

Família de produtores de leite em MT triplica produção com adoção de gado girolando

A transição para o gado girolando não foi apenas uma mudança de raça, mas sim uma transformação completa no modelo de negócios da família. Eles passaram de uma operação modesta com apenas algumas vacas para uma empresa próspera e em crescimento, com capacidade de competir no mercado local e além. Essa história ilustra o potencial de transformação que a adoção de práticas inovadoras e a escolha cuidadosa de raças de gado podem ter para os produtores de leite em todo o mundo.

Fonte: Agronews

Relacionados

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

Recentes