25.5 C
Brasília
25.5 C
Brasília
quarta-feira, julho 17, 2024
spot_img

Neri Geller defende mudanças no PSR e PROAGRO para aumentar a concorrência no setor de seguro rural

Brasília: Em entrevista ao Jornal Valor Ecônomico, o atual Secretário de Política Agrícola Neri Geller, defendeu mudanças na gestão do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural para dar mais previsibilidade e transparência ao processo de contratação das apólices e aumentar a concorrência no setor segurador.

Para ele, a subvenção ao seguro deve ser acessada não só por quem contrata operações de custeio, como é hoje. “Os agentes financeiros não podem ser donos da seguradora. O produtor tem que ter acesso a mais de uma, duas ou três seguradoras. Ele tem que escolher onde ele quer fazer o seguro”.

Para ampliar o caixa do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR), Geller mira recursos destinados ao Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro), gerido pelo Banco Central. Apenas na safra 2022/23, foram pagos R$ 10,2 bilhões em indenizações nessa ação que atende pequenos produtores, mas sofre críticas por conta do “risco moral” com fraudes.

A “alternativa caseira”, disse Geller, é fazer uma remodelagem no Proagro e destinar parte dos recursos para o PSR. A discussão é “embrionária”, mas tem o aval do presidente Lula e do ministro Fávaro, afirmou. “ O Proagro não pode ser um instrumento de segurança para o agente financeiro, ele tem que ser para quem produz”, afirmou.

Fonte: GloboRural

Relacionados

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

Recentes