21.5 C
Brasília
21.5 C
Brasília
domingo, julho 14, 2024
spot_img

Ministério da Agricultura estende prazo de plantio de soja em Mato Grosso

O Ministério da Agricultura alterou o calendário do plantio de soja de Mato Grosso e estendeu até 13 de janeiro de 2024 a data final para que os agricultores possam fazer a semeadura da oleaginosa.

Até então, a data de plantio se encerraria em 24 de dezembro. Os produtores mato-grossenses terão, portanto, 20 dias a mais para concluir a semeadura da safra de verão.

De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), mais de 99% da área prevista para a safra já foi cultivada, mas há necessidade de replantio em algumas lavouras.

A Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) solicitou a alteração no calendário ao Ministério da Agricultura em virtude dos efeitos do clima, principalmente em função da estiagem causada pelo fenômeno El Niño. Em comunicado, a entidade disse que se o prazo não for suficiente, poderá pedir nova prorrogação.

Na semana passada, o Paraná também estendeu a janela de plantio em duas regiões do Estado. Lá, o problema são os altos volumes de chuvas que atrapalharam a instalação das lavouras.

A definição do calendário do plantio de soja gerou divergências recentemente. O setor produtivo defendeu uma janela mais extensa, com 140 dias, dando a possibilidade de cultivo da oleaginosa para produção de sementes próprias em fevereiro. O governo foi contra e adotou prazo mais curto, de 100 dias corrido.

Fonte: Globo Rural

Relacionados

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

Recentes