21.5 C
Brasília
21.5 C
Brasília
domingo, julho 14, 2024
spot_img

Argentina pode voltar a ser um dos protagonistas do agro global com Milei

Pesquisador avalia que o presidente eleito da Argentina pode acabar com a política de retenciones que prejudicou as exportações agrícolas do país

O presidente eleito da Argentina, Javier Milei, deve colocar o país de volta entre os protagonistas do agronegócio internacional, avalia Felippe Serigati, pesquisador do Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas (FGV Agro). Por outro lado, é possível que o governante desestabilize o Mercosul, bloco econômico do qual também fazem parte Brasil, Paraguai e Uruguai.

Segundo ele, os produtores argentinos perderam espaço no cenário global nos últimos anos devido à alta tributação de commodities exportadas — as famosas retenciones — e pelo crescimento do Brasil.

O pesquisador da FGV Agro lembra que, além de tributar, a Argentina chegou a suspender suas exportações de carne bovina por curtos períodos, na tentativa de segurar os preços da proteína no mercado interno. Na ausência da carne argentina, a brasileira ocupou o espaço.

Agora, Serigati acredita que as retenciones devem ser derrubadas, porque “essa política de intervenção só faz sentido em países que exportam apenas uma commodity, como é o caso dos Árabes com o petróleo”.

A reação positiva das entidades agrícolas da Argentina à vitória de Milei é um sinal de que o setor acredita que o novo presidente vá fazer as escolhas corretas para fortalecer o agronegócio, diz Serigati.

Fonte: Globo Rural

 

Relacionados

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

Recentes