21.5 C
Brasília
21.5 C
Brasília
domingo, julho 14, 2024
spot_img

Lula demite Rita Serrano da presidência da Caixa; Substituto é indicação de Lira

Troca atende à vontade do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL); após mudança ‘PL das offshores’ entrou na pauta do plenário

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) definiu nesta quarta-feira (25) a troca no comando da Caixa Econômica Federal: Rita Serrano deixa o cargo e será substituída pelo economista Carlos Antônio Vieira. Logo depois, o Projeto de Lei que prevê a taxação dos fundos de alta renda (“PL das offshores”) entrou na pauta do plenário da Câmara.

Serrano é funcionária de carreira com mais de 30 anos de Caixa e foi indicada para assumir a presidência do banco em dezembro, dias antes do início do terceiro mandato de Lula. Já Fernandes é funcionário aposentado da Caixa e integrou o Ministério das Cidades no governo Dilma Rousseff (PT), quando Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) comandava a pasta.

A mudança na Caixa atende à vontade do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e seu grupo político. O governo resistia à troca porque a Caixa opera alguns dos programas mais importantes do Executivo, como os pagamentos do Bolsa Família e o Minha Casa, Minha Vida (MCMV).

O Centrão quer assumir o banco “de porteira fechada” (com liberdade para nomear e demitir quem quiser nos principais cargos). O governo, no entanto, quer manter Inês Magalhães na vice-presidência de Habitação. Há outras 11 vice-presidências na estrutura do banco.

Agora, a nomeação aumentou a expectativa do governo, tanto de operadores no Congresso quanto de membros da equipe econômica, por maior apoio do Legislativo à tramitação de projetos considerados fundamentais para o cumprimento da meta fiscal de déficit zero, como o “PL das offshores” e o das subvenções, além da Reforma Tributária.

Relacionados

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

Recentes