21.5 C
Brasília
21.5 C
Brasília
domingo, julho 14, 2024
spot_img

Guerra em Israel pode impactar nos custos da agricultura no Brasil

A guerra em Israel traz riscos de aumento de custos ao setor agrícola no Brasil, alertam especialistas em comércio internacional

A guerra em Israel traz riscos de aumento de custos ao setor agrícola no Brasil, alertam especialistas em comércio internacional e direito agrícola ouvidos pela Coluna do Estadão. Assim como ocorreu após a Rússia invadir a Ucrânia, o conflito no oriente médio deverá impactar nas exportações israelenses de fertilizantes e o setor cobra uma estratégia do governo brasileiro.

“A tendência é de que ocorra uma elevação dos preços dos fertilizantes à base de cloreto de potássio por conta da representatividade de Israel no abastecimento brasileiro, mas em menor nível do que o fenômeno observado com o conflito russo, que foi responsável por cerca de 31% do abastecimento brasileiro em 2022”, diz Abrahão Fecury, advogado pesquisador do Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência, Consumo e Comércio Internacional.

Fecury apresenta os números compilados a partir de dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Ressalta que 91% de todas as importações de origem israelense, entre janeiro e setembro deste ano, são de fertilizantes NPK – a base de nitrogênio, fósforo e potássio (K). Dentre eles, destaca-se o cloreto de potássio (KCL) que é mais importado pelo Brasil, voltado por exemplo ao plantio de soja, milho, algodão e café.

Ele aponta, ainda, que Israel ocupa o 3º lugar de maior fornecedor brasileiro do produto químico, sendo responsável por cerca de 10% da demanda brasileira em 2022, ou, em números absolutos, cerca de 1,1 milhões de toneladas do produto.

Néri Perin, advogado especialista em direito agrário, diz que observa o cenário com preocupação. “Israel é um dos principais fornecedores, notadamente, de Cloreto de Potássio. Frente o risco de ter sua cadeia de fornecimento afetada pelo conflito em andamento, o governo brasileiro deve desenvolver uma estratégia urgente para suprimento de tais produtos”, cobra Néri Perin, especialista em direito agrário.

Antes do início da guerra Rússia X Ucrânia, em 2021, o cloreto de potássio tinha preço médio de US$ 324,63 por tonelada. O valor chegou a disparar 157,5% em 2022, atingindo o preço médio de US$ 835,80 por tonelada.

Preço do diesel

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, disse, ontem, no Rio de Janeiro, que a guerra do Oriente Médio deve provocar um aumento de volatilidade nos preços do petróleo.

Acentuou que a decisão sobre um possível reajuste nos preços dos combustíveis no Brasil, caso haja uma elevação nos derivados em decorrência do cenário internacional, depende do comportamento de cada um, entre eles, a gasolina e, principalmente, o diesel.

Ele ponderou, no entanto, que a política de preços, que não é só da Petrobras, mas do país, poderá mostrar, neste momento, que tem dado certo e reduzir os efeitos das variações internacionais [de preços].

Fonte: Agência Estado

Relacionados

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

Recentes