21.5 C
Brasília
21.5 C
Brasília
domingo, julho 14, 2024
spot_img

Em visita a Cáceres-MT, ministro critica lei que altera política da pesca e declara apoio de Lula à classe

Em visita à cidade de Cáceres (225 km a Oeste) o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, criticou o projeto aprovado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso que altera política da pesca no Estado. André afirmou que Lula está ao lado do pescador e da pescadora artesanal e no que depender do Ministério para a proteção desta classe, será feito.

O PL prevê que durante 5 anos será permitida somente a pesca na modalidade “pesque e solte” e as capturas de peixes às margens do rio destinados ao consumo no local ou de subsistência. A ALMT aprovou o projeto em segunda votação no último dia 28 de junho, decidindo pela proibição do transporte, comercialização e armazenamento de peixes em todo o estado.

Ao lado do deputado estadual Wilson Santos (PSD), opositor do projeto, o ministro André de Paula afirmou que o presidente Lula está do lado dos pescadores.

“Hoje aqui na colônia eu vi depoimentos que me marcaram profundamente, que me envolveram ainda mais com tudo o que está acontecendo contra o pescador artesanal e a pescadora artesanal aqui no Estado. […] Eu vim para dizer que o presidente Lula está ao lado do pescador e da pescadora artesanal, que o pescador e a pescadora artesanal não estão sós nesta luta, nós não somos contra ninguém, esta não é uma questão política, é a questão de um direito que é inalienável”, disse.

André também reforçou a ancestralidade desta prática em Mato Grosso e garantiu que o Governo Federal, por seus órgãos competentes, deve atuar para a proteção dos pescadores.

“Aqui pescam pessoas cujos avós pescaram, cujos pais pescam, aqui tem pessoas que tiram o seu sustento desta atividade, não dá para fazer uma lei sem discutir com ninguém, sem ouvir a sociedade, sem nenhuma participação social e empurrar de goela abaixo, então tudo que depender do Ministério da Pesca e Aquicultura, e da Secretaria Nacional de Pesca Artesanal nós estaremos fazendo para não deixar faltar o apoio ao pescador e à pescadora daqui”.

Por fim ele elogiou a atuação de Wilson na Assembleia Legislativa, por ter sido um dos que foram contra a aprovação do projeto.

Relacionados

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

Recentes