25.5 C
Brasília
25.5 C
Brasília
terça-feira, julho 16, 2024
spot_img

SENADORA PEDE AO CMN QUE EXONERE CAMPOS NETO DO BANCO CENTRAL

A senadora Ana Paula Lobato (PSB-MA) enviou ao Conselho Monetário Nacional (CMN) pedido de exoneração do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, por “comprovado e recorrente desempenho insuficiente para o alcance dos objetivos da instituição”.

Ana Paula Lobato é suplente do ministro Flávio Dino. Foto: Agência Senado
Ana Paula Lobato é suplente do ministro Flávio Dino. Foto: Agência Senado

Segundo Ana Paula, Campos Neto não cumpre, à frente do BC, os pressupostos previstos na Lei Complementar 179/2021, que estabeleceu a autonomia da instituição, que é de “assegurar a estabilidade de preços e, sem prejuízo deste, zelar pela estabilidade e pela eficiência do sistema financeiro, suavizar as flutuações do nível de atividade econômica e fomentar o pleno emprego”.

A principal crítica do presidente Lula e de parlamentares é a manutenção da taxa Selic em 13,75%, a despeito de indicadores de recuperação da economia. O líder do MDB no Senado, Eduardo Braga (AM), disse ao Congresso em Foco que a paciência dos senadores com o BC chegou ao limite.

Suplente do ministro e senador licenciado Flávio Dino (PSB-MA), Ana Paula escreveu nas redes sociais que espera ter o apoio dos colegas e acusa o presidente do BC de “sabotar o Brasil”.

Esta é a segunda ação contra Campos Neto no CMN esta semana. Na última quinta-feira (22), o deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) protocolou denúncia contra ele, acusando-o de descumprimento dos objetivos da instituição e pedindo que o CMN avalie a possibilidade de pedir ao Senado Federal a exoneração do presidente do BC, indicado por Jair Bolsonaro.

Fonte: Congresso em Foco

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui.

Relacionados

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

Recentes